Entrevista a Susana Lopes, ''Yoga e Maternidade''| Parte I

by - 00:00:00

Olá a todos!


Depois de muito tempo sem vos trazer um conteúdo fora do mundo da beleza, hoje trago-vos um post relacionado com o bem-estar, mais concretamente, uma entrevista feita a Susana Lopes, autora do livro ''Yoga e Maternidade''.
Para o post não ficar muito longo, a segunda parte da entrevista será publicada dia 2 de Agosto!

Antes de mais, quero agradecer à Chiado Editora e à Susana pela realização desta entrevista :)

1- O que lhe serviu de inspiração para escrever o seu livro ''Yoga e Maternidade''? Alguma experiência em concreto?

 SL-A minha primeira gravidez aconteceu em 2009, na altura já era professora de yoga e achei que tinha tudo controlado, tive os desconfortos comuns, enjoos diários, fadiga, mas continuei a fazer a minha rotina diária, em casa e no trabalho, a fazer as minhas aulas de yoga como normalmente, muito embora tivesse mudado de trabalho recentemente e sentisse alguma pressão em mostrar o meu valor. Só mesmo no final da minha primeira gravidez é que eu comecei a tirar algum tempo só para mim e para o meu bebé, a levar as coisas com mais calma. Então percebi que essa tranquilidade devia ter sido a minha prioridade durante toda a minha gravidez e eu deveria ter ouvido mais os meus próprios instintos maternos que me diziam para desacelerar, conectar e comunicar mais com o meu bebé dentro de mim. Depois veio o parto e a vida após o parto e senti que realmente não me tinha preparado convenientemente, tinha ouvido mais os outros do que a mim própria e ao meu bebé. Devido a essa experiência prometi a mim mesma que, se voltasse a ter outra gravidez, a minha maneira de estar teria de ser diferente. Então comecei a adaptar as técnicas clássicas do yoga ao período da gravidez e não a tentar fazer tudo como fazia anteriormente. Também percebi que a comunicação com o bebé acontece de mim para o bebé e do bebé para mim, e as necessidades do meu bebé deveriam estar em harmonia com a minha maneira de praticar o yoga. O resultado foi que na minha segunda gravidez tudo mudou, a experiência foi totalmente diferente, estava mais tranquila, mais confiante em todo o processo e na minha nova viagem enquanto mãe. Amamentei o Martim até aos 3 anos de idade, foi super tranquilo, uma viagem completamente feita a dois. E quando a terceira gravidez veio, percebi que, depois de dar tantas aulas de yoga para grávidas e ter tão bons resultados e feedback por partes de todas as mães, estava na altura de colocar todo esse conhecimento e experiência acumulados num livro prático e inspirador. 

2- O facto de se ter mudado para outro país influenciou a sua ligação com o Yoga? 

SL-Influenciou muito. Veio reforçar o que eu já estava a sentir. Em Portugal estava habituada a uma estrutura vertical, o Mestre de yoga em cima os discípulos em baixo, em muitos locais no mundo ainda é assim, mas o que senti foi que como estava sempre a seguir os hierarquicamente acima de mim, calei a minha própria voz interior, os meus instintos maternos mais íntimos, de respeito por mim própria e pelo meu bebé. Quando cheguei à Noruega, até pela própria cultura do país de igualdade entre todos, o sistema do yoga é horizontal, ou seja, Mestre e discípulos estão ao mesmo nível, são tratados com os mesmos direitos e respeito. E também existe aqui um maior contato com a Natureza, uma preocupação pela harmonia entre nós o que nos envolve, e uma proteção maior à Mulher e à Criança. Comecei a ouvir-me mais, a sair do stress para a tranquilidade e conexão comigo e com o meu bebé. Ousei ouvir e sentir mais o que se passava dentro de mim. 




3- Este livro adequa-se apenas a mulheres grávidas que procurem um maior conforto com o Yoga? 

SL-Este livro adequa-se a mulheres grávidas ou que estejam a pensar em engravidar, a pais, a professores de yoga e a profissionais que trabalhem com mulheres grávidas. Este livro adapta todas as práticas do yoga ao período da conceção, gravidez e parto. Na conceção, os programas genéticos do ADN da mãe e do pai são transmitidos para a primeira célula do bebé. Mas a ciência revela que, durante a gravidez, esses programas podem ser ativados ou não, ou até mesmo modificados, de acordo com a qualidade das emoções e reações que a mãe vive, bem como a qualidade do meio ambiente que a envolve. Quando a mulher está grávida, as suas experiências tornam-se informação que o seu bebé organiza tendo em vista o seu próprio desenvolvimento físico e psíquico, e essa informação fica registrada em cada uma das suas células. Agora entendemos que a responsabilidade de uma mãe vai muito para além do vínculo físico (o que deve comer, beber, não fumar, etc.) e estende-se para a qualidade do que sua mente experiencia, os seus pensamentos, emoções, e a sua própria visão do mundo exterior. Por isso é que é tão importante a prática do yoga neste período tão marcante da vida de uma mãe. 

4- Para si, quais são as vantagens da prática de Yoga durante a gravidez mencionadas no seu livro? 

SL-O yoga é uma das práticas disponíveis mais antigas e eficazes para melhorar a saúde, consciência e conexão do ser humano. A prática do yoga durante a gravidez: . Ajuda a ultrapassar de uma forma mais tranquila as alterações físicas, energéticas, hormonais e emocionais que a mulher sofre durante a gravidez . Potencia a elasticidade e força muscular da futura mãe, agora que terá de carregar mais peso com o seu bebé em constante crescimento . Serve de antídoto ao stress, tristeza e irritação, acalmando o sistema nervoso intimamente ligado à sobrevivência do seu bebé, através da meditação, mentalização positiva, exercícios respiratórios e de relaxamento, provocando um retorno à calma e tranquilidade durante e após a prática do yoga . Atua sobre os órgãos, tecidos e glândulas, aparelho circulatório sanguíneo, linfático e imunológico,tonificando-os e optimizando as suas funcões, tendo em atenção que durante a gravidez a mulher possui mais sangue para purificar, e estes aparelhos estão a ser pressionados pela falta de espaço e actividade extra . Ajuda a futura mãe a viver a sua gravidez com mais felicidade e confiança, aumentando a sua sensibilidade e diálogo interno com o seu bebé . Ajuda na recuperação emocional e física pós-parto e continuação da ligação com o seu bebé Muito embora a prática do yoga não possa garantir um parto natural e rápido, a mulher grávida praticante do yoga tem mais consciência corporal, pode usufruir do treino dos exercícios respiratórios fazendo-os quase automaticamente, e relaxa mais fácil e rapidamente. A grávida desenvolve também o seu emocional positivo e intuição, usufruindo de cada momento de uma forma mais lúcida, saudável e feliz. 



5- Qual o objetivo da leitura desta maravilhosa obra? 

SL-Inspirar mães, e ser uma verdadeira referência para os professores de yoga para grávidas. O yoga para grávidas pretende acompanhar a mulher durante todo o seu período de gestação, adaptando as técnicas e posições do yoga ao momento da gravidez em que a mulher se encontra, a fim de manter a sua boa forma física, energética, bem-estar emocional e mental, e promover a sua funcionalidade até ao final da gravidez e ao momento do parto. Pretende também harmonizar a energia e emoções da futura mãe, para que este momento da sua vida seja vivido com maior felicidade e tranquilidade, aumentando a sua sensibilidade e diálogo interno com o seu bebé, dando ao bebé o melhor começo de vida possível. 

Podem adquirir este livro no site da Chiado Editora e acompanhar o trabalho da Susana no seu canal de Youtube!

FacebookTwitterYoutube & Instagram

Beijinhos e até ao próximo post <3

You May Also Like

2 comentários

  1. Oie, tudo bem?
    Yoga é algo incrível né? Não conhecia sobre a autora e adorei saber um pouquinho como foi essa relação da Yoga com a maternidade!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderEliminar